sábado, 2 de maio de 2015

O que rolou no BeerTour Campinas

Grupo reunido na cervejaria Burgman (foto: Allan Nucci)
No último sábado rolou o primeiro Beer Tour de Campinas organizado pelo beer sommelier Vinicius Colacioppo e com saída da Cervejoteca. O evento começou cedo, com saída programada às 7:00. Fomos muito bem recebidos já com um café da manhã reforçado e de lá seguimos para a Cervejaria Burgman em Sorocaba/SP.
Na fábrica da Burgman conversamos com o cervejeiro-chefe Alexandre Sigolo e fizemos um tour pelo local. A fábrica que está instalada em Sorocaba há 5 anos produz em média 100 mil litros de cerveja artesanal por mês com 2 a 3 cozimentos por dia.
Depois do passeio experimentamos cinco rótulos da casa,
o primeiro foi a Casanova, uma Pale Lager de receita especial com malte Pilsen e Viena, oferecendo um adocicado e uma cor amarelo-dourada. A receita também conta com o dobro de lúpulo e por isso oferece certo amargor.
A segunda cerveja foi a Weiss, um clássico de trigo alemão feito em Sorocoba. A receita é bem tradicional com corpo delicado e cremoso.
O terceiro rótulo foi a IPA que sofre dry hop e recebe os lúpulos amarillo, cascade e mandarina bavaria. Apresenta corpo moderado e coloração âmbar.
A quarta degustação foi a Rabo de Arraia, uma belgian IPA que apesar de ainda ter uma semana de maturação pela frente estava muito gostosa com coloração turva e aroma intenso de fermento de cerveja belga.
E a última foi a Saravá, uma russian Imperial Stout envelhecida em barril com 9% de teor alcoólico e toque ácido. 
Chegada na Happy Brew (foto: Allan Nucci)
De lá partimos para nosso almoço harmonizado na cervejaria Happy Brew também em Sorocaba.
Nosso primeiro copo foi da Happy Pilsen, uma lager do tipo alemã com amargor mais acentuado e acidez mais alta com fixação na garganta e que combina muito bem com queijos.
O nosso segundo copo foi de Happy Wit uma cerveja de baixo teor alcóolico ideal para dias quentes. Produzida com malte pilsen e carahell e um toque de aveia. Foi servida com salsicha no vinagre e salada verde, perfeito!
O terceiro copo foi de Surkaba Pale Ale, uma IPA com maltes e lúpulos (amarillo e cascade) belga e americano. Aqui ainda pudemos experimentar um
Dry hopp direto no copo
(foto: Leila Justo)
Dry Hop de cascade direto no copo para dar mais amargor e combinar com o delicioso sanduíche de pernil.
De sobremesa experimentamos a Cara Vermelha uma viena lager puro malte produzida com matéria prima européia e acompanhada por carolinas recheadas com caramelo, combinação perfeita. E pra fechar com chave de ouro nossa harmonização experimentamos a Dark Side, uma dry Stout de coloração bem escura e sabor "torrado" ou semelhante a café combinada com uma deliciosa palha italiana.
Bar da cervejaria Blondine (foto: Viajante Cervejeiro)
Pra finalizar nosso passeio, seguimos para Itupeva na cervejaria Blondine onde
também visitamos a fábrica e conversamos com o cervejeiro responsável, Fernando Baggio. A fábrica possui uma espécie de bar com ambiente bem bacana e uma lojinha. A cervejaria ofereceu cinco diferentes rótulos, incluindo a Belgian Pale Ale, que ganhou medalha de prata no Concurso Brasileiro de Cervejas de Blumenau 2015 com o primeiro lote da produção além de 5 medalhas no Festival de Blumenau.
Também experimentamos a Bad Moose Pilsen que apresenta um blend de maltes, com alta concentração e aroma único, e, por último, a Jackpot Pilsen uma cerveja clara e brilhante que combina muito bem com o clima quente.
Acabamos nossa visita em Itupeva e voltamos a Cervejoteca em Campinas, o passeio todo foi animado por uma trilha sonora de qualidade e serviço de bordo classe A, com água e suco durante todo o caminho, também fomos surpreendidos por inúmeros sorteios de produtos que vocês podem acompanhar na página do BeerTour.
Para quem perdeu, a segunda edição já está prevista para junho e terá como visita principal a Cervejaria Dortmund em Serra Negra. Se você não quer perder nenhuma novidade, acompanhe a página “BeerTour Campinas” no Facebook e não percam!
Muito obrigada a todas as cervejarias e a ao Vinicius por nos proporcionar um sábado tão divertido! Esperamos estar lá para conferir o próximo =)

Marcadores: , , , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home