quarta-feira, 9 de abril de 2014

Você sabe a diferença de cerveja e chopp?

De acordo com a lei 8918/94 a definição de cerveja é: bebida obtida pela fermentação alcoólica de mosto cervejeiro, oriundo de malte de cevada e água potável, por ação de levedura com adição de lúpulo.Para ser denominada chopp a cerveja deve ser estabilizada biologicamente por processo físico apropriado e não pasteurizada no envase.
OU SEJA, todo chopp pode ser chamado de cerveja mas nem toda a cerveja pode ser
chamada de chopp, somente aquele que não tiver sido pasteurizada.
No entanto o consumidor não faz essa distinção e chama de chopp toda e qualquer cerveja acondicionada em barris e de cerveja, toda bebida de mosto armazenada em garrafas ou latas. 

A pasteurização que falamos acima e diferencia as duas bebidas, é um tratamento térmico que acarreta aumento da estabilidade microbiológica mas além disso altera o aroma e o sabor da cerveja modificando seu “envelhecimento”.
Da mesma forma condições de pasteurização,altas temperaturas da cerveja durante transporte e armazenagem, variações frequentes de temperatura, captação de oxigênio no processo ou através da embalagem, tempo de vida na prateleira e exposição solar podem modificar a caducagem da bebida.

Marcadores: , , , , , , , ,

7 Comments:

Blogger RONALDO PINTO FLOR said...

Neste caso, como deveríamos chamar a cerveja engarrafada, não pasteurizada e conservada em refrigeração?

24 de maio de 2015 às 19:47  
Blogger Pimentone said...

Faço cerveja há 3 anos, e fiquei chateado quando um camarada disse que eu fazia chope porque a minha cerveja artesanal não é pasteurizada, isso é verdade?

19 de outubro de 2015 às 08:40  
Blogger Pimentone said...

Faço cerveja há 3 anos, e fiquei chateado quando um camarada disse que eu fazia chope porque a minha cerveja artesanal não é pasteurizada, isso é verdade?

19 de outubro de 2015 às 08:40  
Blogger Afonso Landini said...

É verdade. Se não pasteurizar estará fazendo chopp engarrafado. Esta diferença de nomes só existe aqui no Brasil. No resto do mundo ou é cerveja engarrafada ou cerveja de barril.

19 de outubro de 2015 às 09:21  
Blogger Pimentone said...

Tudo bem, obrigado pela resposta rápida, mas o chopp dura somente no máximo 1 mês e a cerveja pode durar até 1 ano ou mais sem ser pasteurizada, certo? Gostei muito da definição desse colega no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=Lwdxwy443bI
Abraço. Pimenta

20 de outubro de 2015 às 09:21  
Blogger Afonso Landini said...

Quando se pasteuriza o tempo útil do produto aumenta, mas altera o sabor.

20 de outubro de 2015 às 15:08  
Blogger Pimentone said...

Esse cara do vídeo diz que chopp é uma medida na alemanha e não um tipo, certo? então tudo é cerveja sem ou com pasteurização. Eu não pasteurizo e dura até um ano, então o que faço e produzir na fervura, lavar o mosto, lupular, fermentar, maturar e engarrafar... abraço.

20 de outubro de 2015 às 17:14  

Postar um comentário

<< Home