quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

NOVIDADE: Cerveja Concentrada

Você já imaginou tomar cerveja que não vem de lata nem de garrafa? A Pat's Backcountry Beverages inovou com a criação da cerveja concentrada; eles criaram um gel concentrado hiper-potente que vem em seu próprio pacote; para beber basta adicionar água com gás.
 
Fonte:Gizmodo
Com certeza essa não é a primeira versão de cerveja concentrada mas é a primeira que deu certo.Até hoje todas as versões eram feitas a partir do produto final evaporando a água no entanto esse método não retira só o H2O mas também todo o sabor.
Para resolver esse problema , Pat Tatera da Backcountry Beverages decidiu reiventar o processo do início, criando o que ele chama de processo tecnológico híbrido de homebrew .O processo começa como qualquer outro processo de uma pequena cervejaria artesanal e aí que as similaridades acabam.De acordo com o site PopSci (em inglês)  a técnica de Tatera é a seguinte:

Fonte:Gizmodo
"Ele ferve a água e o malte para criar a cerveja fermentada, esfria a mistura e adiciona levedura para fermentar. Em vez de terminar a bebida nesse momento, fabrica um concentrado. Ele aspira o destilado da mistura e reserva o etanol, deixando para trás um xarope. Em seguida, ele inicia o processo de novo, adicionando o xarope em vez de água. Então ele fermenta novamente e remove o etanol. No total, ele mistura o lote quatro vezes. Para finalizar,ele embebe o lúpulo no álcool reservado e adiciona o xarope. "
Ainda não sabemos se esse produto esta disponível no Brasil (se você já provou conta pra gente : ligia@artebrew.com.br ) no entanto o site Gizmodo fez experimentos com o produto testando-o puro e com água. 
No link a seguir temos uma breve descrição de sabores da “cerveja de pacotinho”, o vídeo está em inglês mas as caretas são universais, vale o clique.Para quem está com pressa eu resumo aqui o que aconteceu: o vídeo recomenda não beber  a bebida diretamente do pacote. 
O concentrado é ligeiramente menos viscoso do que o previsto e deixa um gosto desagradável na sua garganta por volta de 8 minutos e o gel também bombardeia o seu paladar com uma sinfonia de sabores ruins e impróprios para o consumo.Por outro lado provando o produto na sua forma concentrada nos fez desconfiar, para dizer o mínimo, do que iria acontecer, uma vez que, na verdade, é misturado com água, mas tivemos o prazer de descobrir que diluição muda o paladar quase inteiramente. O site Backcountry Beverages promete que o produto acabado "contém todo sabor, álcool e aroma de uma fermentação de primeira qualidade", e embora certamente melhor do que nenhuma cerveja, ele não chega a cumprir sua promessa.

Este texto é um versão traduzida do site Gizmodo .

Marcadores: , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home