sábado, 3 de agosto de 2013

Conhecendo um pouco mais sobre as leveduras da Lallemand

Muitos não conhecem exatamente sobre as variedades de leveduras que são produzidas pela Lallemand e decidi falar um pouco sobre elas para facilitar a vida dos nossos cervejeiros.


O Grupo Lallemand Inc. existe desde 1915. Está presente no mundo todo e seus produtos são largamente utilizados na indústria de alimentos (pães, bebidas fermentadas e probióticos), na nutrição animal e na produção de álcool combustível.


O grupo é especialista no desenvolvimento e produção de leveduras e fermentos lácticos. Trabalha em parceria com cerca de 70 instituições de pesquisa e universidades na Europa, América do Norte, Ásia e América do Sul. Hoje, é líder mundial do setor e oferece grande variedade de produtos com eficácia comprovada no laboratório e no campo.

No ano de 2000 a Lallemand comprou uma participação majoritária da Siebel Institute of Technoligy, a mais antiga escola de cerveja dos EUA. Fundado em 1872, o Instituto Siebel atualmente oferece serviços em leveduras, DNA, avaliação e análises em cervejas, formulações de cervejas, consultorias, além de formar inúmeros Sommeliers em Cervejas e Mestres Cervejeiros, o qual tem parceria coma Doemens Academy da Alemanha.

O fermento que vou comentar hoje é o Nottingham. Ele é uma levedura incrivelmente versátil, com alta floculação, atenuação complexa e produz cervejas com baixas concentrações de aromas frutados e esterificados e com isto resultando em cervejas neutras que beneficiam o sabor e aromas naturais dos lúpulos e dos maltes utilizados na receita.

Muita gente não sabe, mas apesar de ser uma levedura ALE, ou seja, indicado para cervejas de alta fermentação, ele também atua, e muito bem, em cervejas LAGER. O range de temperatura indicado para o trabalho para o Nottingham está entre 10C e 23C, conforme imagem abaixo.



Reparem que o extrato final é muito semelhante em todas os mostos o que indica o alto desempenho desta cepa.

Bem, então se você deseja fazer uma LAGER ou ALE, o fermento Nottingham é uma boa opção. 

ArteBrew - Nosso Negócio é a Sua Cerveja
www.artebrew.com.br





Marcadores: , , , , , , , , , , , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home