quarta-feira, 8 de maio de 2013

Cerveja artesanal agrada os paladares mais apurados

Enquanto o mercado de cervejas industriais cresce à taxa média de 5% ao ano, o de cervejas artesanais cresce pelo menos 20%. A cerveja artesanal, como o próprio nome indica, se diferencia da cerveja industrial no processo produtivo e na qualidade do resultado final. Em geral, as cervejas artesanais são feitas com ingredientes nobres e sem uso de conservantes. Além disso, são utilizados 100% de malte de cevada em sua produção, sendo este o seu principal ingrediente e fonte de carboidratos. Outro grande diferencial é que existe apenas um estilo de cerveja industrial, a pilsen. Já as artesanais contam com mais de 120 estilos catalogados.



Um grande diferencial que eu apresento a você é o extrato de malte. Este componente é exclusivamente produzido pela ArteBrew – Cerveja Artesanal e proporciona ao cervejeiro caseiro o prazer de fazer sua própria cerveja de uma forma prática, rápida e econômica.



Preparei para você uma receita especial para produção da cerveja Pale Ale, que é uma cerveja de alta fermentação, mais encorpada e com um amargor mais forte.


Ingredientes para uma receita de aproximadamente 20 litros:

- 5kg de Malte Pilsen ou 3kg de extrato de malte
- 500gr de malte Weyermann® Carared®
- Fermento Lallemand Windsor
- Lúpulo HallertauTradition para aroma
- Lúpulo Hallertau Magnum para amargor
- 40 litros de água de boa qualidade, filtrada e livre de cloro



Modo de preparo:

Passo 1: Coloque em dois caldeirões separados cerca de 20 litros de água em cada um deles. No primeiro, aqueça até 65°C. No segundo, aqueça até 65°C também e deixe permanecer.

Passo 2: Triture os maltes. O ideal é triturar a ponto de colocar uma porção nas mãos e observar as cascas amassadas ou trituradas.

Passo 3: Coloque o malte moído no primeiro caldeirão e deixe agir por 90 minutos. Com o fogo aceso controle a temperatura para que fique dentro dos 65°C. 

Passo 4: Passados os 90 minutos aumente a temperatura até 78°C e deixe agir por mais 5 minutos.

Passo 5: Passados os 5 minutos transfira todo o conteúdo do caldeirão para o terceiro caldeirão, a tina de clarificação. Sugestão: utilize uma vasilha para este procedimento. 

Passo 6: Quando todo o conteúdo estiver na tina de clarificação ligue a bomba e comece a recircular o mosto. Importante: antes de ligar a bomba feche a válvula superior e, quando a mesma já estiver ligada, abra-a lentamente para regular a velocidade e fazer uma boa clarificação.

Passo 7: Passados os 10 minutos o mosto já estará clarificado. Transfira o mesmo para o caldeirão que foi utilizado no início, já limpo e higienizado.Esta operação deve ser feita até que o mosto seja transferido para o segundo caldeirão que está aguardando com a água aquecida. Se for preciso ligue novamente a bomba para clarificar mais. Se não,apenas transfira a água de caldeirão.

Passo 8: Ferva o mosto clarificado. Acrescente aproximadamente 40gr de lúpulo. Deixe ferver por 1 hora.

Passo 9: Após passada 1 hora resfrie o mosto até aproximadamente 25°C.

Passo 10: Transfira o mosto lupulado para o fermentador. Observe que o lúpulo não poderá acompanhar o mosto. Ele ficará no fundo do caldeirão após 15 minutos de decantação. Não mexa no mosto neste momento.

Passo 11: Veja que o líquido não tem mais oxigênio. Você terá então que oxigenar esta mistura. Para isso, ligue o areador com o devido filtro de bactérias.

Passo 12: A ponta do areador deve estar submersa no mosto. Isto irá formar uma espuma: sinal que está introduzindo ar ao mosto.

Passo 13: Após arear o mosto tire o fermento da embalagem e o adicione em um copo com água com aproximadamente 30°C. Coloque um pouco de açúcar para ver o fermento trabalhar. Lembre-se de que esta água não pode ter cloro. Após alguns minutos você verá que uma espuma no nível superior irá se formar no copo, o que sinaliza que o fermento já está “acordado” e pronto para ser introduzido no mosto.

Passo 14: Após colocar o fermento no mosto tampe o fermentador. Coloque a válvula Airlock com a devida rolha. Todo o material deve estar limpo e desinfetado.Este mosto deverá fermentar por cerca de 3 dias a uma temperatura entre 18°C e 25°C.

Passo 15: Passados os 3 dias transfira o líquido para o maturador (outro balde) e deixe agir por mais 20 dias a uma temperatura entre 0°C e 10°C. 

Passo 16: Após estes últimos 20 dias faça o engarrafamento. Importante: antes de engarrafar transfira a cerveja para um caldeirão desinfetado e acrescente açúcar (já em calda) para fazer o primming. Deixe um espaço de aproximadamente 5cm de uma garrafa para a outra para que não corra o risco de estourar.

Passo 17: Deixe as garrafas descansando por mais alguns dias em temperatura ambiente e então sua cerveja estará pronta para consumo. Perceba que foi produzido chopp. Se quiser pasteurizar é só colocar as garrafas submersas em uma água com 60°C por 15 minutos. Se não, coloque apenas na geladeira e deixe esfriar. 

Pronto! Agora é só saborear a sua cerveja artesanal. Aproveite esta receita que estou oferecendo a você e compartilhe com a sua família e amigos!


Marcadores: , , , , , , , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home